Plantar morangos em tubos de PVC é uma prática cada vez mais popular entre os amantes de jardinagem, tanto em espaços pequenos quanto em grandes áreas. Essa técnica oferece diversas vantagens, como economia de espaço, facilidade de manejo e organização, além de permitir um cultivo eficiente.
De acordo com Vanessa Plein Arenhardt, engenheira agrônoma e produtora de morangos em Rancho Queimado (RS), um dos benefícios dessa técnica é a proteção contra pragas mais comuns em cultivos de solo. “A técnica diminui a incidência, principalmente na questão de doenças na raiz. O produtor consegue ter mais controle e menos perdas. Sobre os insetos, não muda muito, pois alguns são voadores e também atingem a planta suspensa”, conta.
O primeiro passo é escolher um tubo de 150mm, limpo e sem nenhum resíduo. Na sequência, é preciso fazer furos de 6 ou 7 centímetros com uma furadeira ou um objeto cortante. O espaçamento entre os furos deve ser de 15 centímetros.
O material que vai no tubo deve ter capacidade de reter água, mas não pode ficar encharcado, e deve também conter material orgânico para nutrir a plantação. “Nós utilizamos a turfa, que é um material orgânico e, ao mesmo tempo, faz o papel da parte argilosa, pois segura a água e os nutrientes. Para dar volume, escolhemos a casca de arroz carbonizado”, diz Vanessa.
Para quem não possui muita “tecnologia” e prefere um cultivo mais caseiro, pode usar o solo normalmente. No entanto, esta opção pode aumentar os riscos de doenças e também se torna mais pesada para a estrutura (tubo) suportar.
A engenheira agrônoma utiliza dois tipos. Uma é importada, que são cerca de 10 centímetros de raiz e mais 10 na parte aérea da planta (a parte que fica acima do solo). A grossura é do tamanho de um lápis, segundo Vanessa. Mas há opções nacionais, chamadas de frescas, que vem com substrato e torrão e medem 15cm de altura.
A irrigação depende da época do ano e também da fase de desenvolvimento produtivo da planta. No inverno, por exemplo, basta fazer uma manutenção, com 100ml (dia sim e dia não) em cada pé de morango. No verão, a planta está em pleno vigor na produção dos frutos e pode receber água até 4 vezes por dia.
No momento do plantio, a adubação deve ser leve para não causar intoxicação. Depois, conforme o crescimento, pode-se diluir na água da irrigação. “É como se fosse um soro para a veia da planta”, explica a engenheira agrônoma.
A média é de 90 dias, mas, tudo depende do tipo de muda, a produção pode chegar ao ponto de colheita em 60 dias.
Plantar morangos em tubos de PVC é uma atividade que permite ter morangos frescos em casa durante todo o ano, além de oferecer benefícios como:
E com um pouco de cuidado e atenção, você poderá desfrutar de deliciosos morangos cultivados por você mesmo.
Não perca nenhuma novidade da Multilit
Inscreva-se em nossa Newsletter