fbpx

Qual tipo de tubo que devo usar na hora de construir ou reformar?

Na hora de construir ou reformar você já deve ter se perguntado quais tubos e conexões seriam adequados para sua obra, neste artigo, vamos te auxiliar mostrando quando e onde usar cada um dos tubos, mais especificamente os tubos de PVC que você encontra aqui na Multilit.

Os tubos mais tradicionais nas construções prediais, residências e condominiais são os de esgoto e a linha soldável, eles possuem diversas dimensões, também chamadas de bitolas,­ cada dimensão possuem sua determinada função. Para que desempenhem seu papel de forma eficaz, eles precisam ser fabricados com materiais de qualidade e devem suportar valores de pressão diferentes para que não haja vazamentos.

Linha esgoto

Os tubos da linha são fabricados na cor branca e se enquadram na norma NBR 5688.

Para saída de descarga do vaso sanitário são ideais os tubos de 100 mm;
Para saída de água da pia do banheiro pode ser usados os tubos de 40 mm ou 50 mm;
Para saída da caixa sifonada até o tubo de esgoto serão necessários os tubos de 50 ou 75 mm
Para saída de água da pia da cozinha, é necessário utilizar o tubo de 50 mm;
Para saída de tanque de lavar roupas a medida ideal é de 40 mm ou 50 mm;
Para saída de máquina de lavar roupas o tubo utilizado deverá ser o de 50mm

Os tubos possuem suas conexões hidráulicas, na instalação elas são indispensáveis, dentre eles são mais comuns a caixa sifonada, joelho, luvas e junção em PVC.

Linha Soldável

A linha é desenvolvida para a condução de água potável com temperaturas de até 20°C, ou seja, não deve ser usado onde passa água quente, a instalação é feita com adesivo plástico, própria para PVC. O produto atende os paramentos da norma NBR5647. As Conexões e Tubos da linha soldável são produzidos em PVC, sendo compatíveis por norma com todas as outras marcas, os tubos da linha soldável são utilizados para condução de água de um ponto ao outro, também possuem conexões que completam sua estrutura, dentre os mais comuns são: luva, bucha adaptador e joelho. Todas as saídas de caixa d’água utilizam flanges e registros.

As bitolas de 25mm servem para condução de água até os pontos de saída internos e externos.
Em todas as decidas da caixa de água são utilizados os tubos de 50mm.
Nos demais pontos da casa, são usados tubos de 25mm/20mm dependendo da região brasileira.

As diferenças de bitolas nesta linha são devidos aos diversos níveis de volume de água conduzido pelo sistema, sendo que quanto maior a bitola maiores são os escoamentos alcançados.

Escolha Certa

Ao adquirir seus tubos e conexões não esqueça de avaliar a qualidade do material e se estão dentro das normas brasileiras, os tubos e conexões de esgoto da Multilit hoje possuem o certificado PBQP-H, que é o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, que tem como objetivo melhorar a segurança e durabilidade nas obras.

Ficou com alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários.

JÁ ESTÁ DE SAÍDA? X

Não perca nenhuma novidade da Multilit

Inscreva-se em nossa Newsletter