fbpx

Conheça as novas tecnologias na construção civil

multilit-construção-tecnologia-obras-inovação-gestao-equipe

A construção civil é um dos setores mais antigos e tem passado por inovações constantes. Sendo impulsionado por novas tecnologias, o setor está se tornando cada vez mais eficiente, seguro e sustentável. Desde a gestão de projetos até a escolha de materiais, a construção civil está trazendo grandes tendências que estão moldando o futuro. 

Na matéria de hoje, vamos explorar 5 inovações na construção civil.

1. Uso de drones

Quando os drones surgiram no mercado, eles pareciam uma revolução distante, mas os últimos anos provam que a tecnologia veio para ficar. Afinal, o bom uso dos drones pode aumentar a eficiência da obra.

A integração dos drones na indústria da construção representa não apenas uma revolução tecnológica, mas uma mudança fundamental na forma como os projetos são concebidos, executados e monitorados.

E, como toda inovação real, a tecnologia melhora a cada dia, ao mesmo tempo que se torna mais acessível. Com o uso dos drones, é possível acessar locais de modo remoto e coletar dados que de outra forma teria um custo mais alto. Entre as funções, podemos destacar a inspeção de segurança na obra, identificação de necessidades do projeto, planejamento e respostas às exigências da obra em tempo real e auxílio a outras tecnologias.

2. Building Information Modeling (BIM)

O Building Information Modeling, ou Modelagem de Informações da Construção, além de ser um software que cria o projeto da obra em 3D, ele é uma metodologia de trabalho ideal para projetar com mais eficiência, segurança e precisão. Com isso, o BIM é um grande aliado de arquitetos e engenheiros na hora de prever custos de trabalho e mostrar como materiais e estruturas de construção resistem ao longo do tempo.

Em muitas agências governamentais e órgãos de controle exigem o BIM em suas licitações. O motivo é que esses órgãos buscam entender as questões que o projeto enfrentará antes de sair do papel. Além disso, os proprietários de edifícios também podem usar o BIM para desenvolver cronogramas de manutenção. 

Esse movimento de exigir e incentivar o uso do BIM não apenas aumenta a colaboração no trabalho, mas também reduz os custos de construção e promove a segurança, minimizando o índice de incidentes. 

3. Construções pré-fabricadas modulares

Em 2024, a construção de unidades construtivas modulares e pré-fabricadas ganhou mais adeptos e fãs nos setores imobiliários e de construção. Em edifícios residenciais, construções modulares podem oferecer benefícios especiais para o público mais jovem que busca espaços cada vez mais customizáveis.

Um dos maiores atrativos deste modelo construtivo é a chamada construção off-site, ou seja, quando a construção de componentes modulares acontece fora do canteiro de obra, oferecendo benefícios como maior agilidade na montagem, menor geração de resíduos, maior segurança contra acidentes, personalização da obra com o passar do tempo e muito mais.

Com os componentes sendo construídos em ambientes de fábrica, é muito mais fácil manter a obra dentro do prazo e do orçamento.

4. Realidade virtual e Realidade aumentada

As tecnologias de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) estão desempenhando papéis importantes em muitos setores, incluindo diversas fases do ciclo da vida de projetos de construção.

A RV permite a visualização imersiva de projetos, oferecendo uma compreensão mais profunda e precisa antes mesmo do início da construção. Por outro lado, a RA complementa com ambiente físico com elementos virtuais, melhorando a precisão nas operações no canteiro de obras e facilitando treinamentos.

Essas tecnologias estão indo além do aspecto visual, sendo usadas para simulações de processos construtivos, detecção de interferências e colaboração remota entre equipes.

5. Cidades inteligentes

Outro conceito que tem movimentado o setor é a idealização de cidades inteligentes, o que também vem remodelando a infraestrutura urbana, promovendo a integração de tecnologias avançadas para melhorar a qualidade de vida e a eficiência dos serviços urbanos. Sensores loT (Internet das Coisas), análise de dados em tempo real e sistemas inteligentes estão se tornando partes do desenvolvimento urbano.

As cidades inteligentes são uma solução que otimiza a gestão de recursos, como energia, água e o aprimoramento dos serviços públicos, como transporte e segurança. Além disso, o ambiente urbano está se tornando mais conectado e adaptável, respondendo às necessidades dos cidadãos de maneira mais eficaz. 

O futuro da construção civil é tecnológico

As novas tecnologias estão redefinindo o setor da construção civil, trazendo inovação e sustentabilidade para cada etapa dos projetos. À medida que essas inovações continuam a evoluir, espera-se que a construção civil se torne ainda mais integrada, colaborativa e focada em soluções cada vez mais eficientes.

fonte: Inovação na construção civil: 11 tendências para ficar de olho em 2024

Veja também

multilit-construção-clima-obra-mudança-climática

JÁ ESTÁ DE SAÍDA? X

Não perca nenhuma novidade da Multilit

Inscreva-se em nossa Newsletter