O composto de PVC é um material versátil e amplamente utilizado na indústria de construção, elétrica, hospitalar, automotiva e demais áreas. No entanto, ao redor desse material, circulam diversos mitos e verdades que podem influenciar a percepção sobre a sua segurança, durabilidade e impacto ambiental.
Na matéria de hoje, vamos explorar alguns desses mitos e verdades, buscando proporcionar uma compreensão mais clara sobre o Composto de PVC.
O PVC é atóxico e inerte, isso significa que, em sua forma final, não apresenta riscos de toxidade. Ele é inerte pois, quando existe o contato com água destilada ou água deionizada não sofre alterações físicas, químicas ou biológicas, mantendo seu formato inicial por um tempo durável.
É feito a extração do cloro por da eletrólise do sal marinho (recurso natural). Para este processo, é necessário 57% de cloro e 43% de eteno. Sabendo disso, é verdade que a salmoura é presente no desenvolvimento de produtos de PVC.
O PVC é um material 100% reciclável. Esse processo é feito por meio físico, energético ou químico. A forma mais economicamente viável é a reciclagem térmica. Apesar de gerar gases químicos, os mesmos podem ser tratados para não haver toxidade no processo, com ácido clorídrico. Após moído, lavado e voltado à sua forma moldável, é possível ser usado para fazer outros produtos.
O PVC pode ser aplicado em diversos segmentos, sendo aplicado tanto no setor de moda, na produção de bolsas, sapatos e substitutos do couro, quanto para tubos de PVC para a construção de edifícios. Sendo um produto versátil, é amplamente encontrado em produtos de proteção, como lonas, toldos, proteção de sofás e automóveis.
Sendo um dos matérias mais indicados para revestimentos de cabos e fios elétricos, pois não conduz eletricidade e também possui resistência térmica, evitando o risco de chamas.
O composto de PVC oferece uma combinação única entre a durabilidade, sustentabilidade e entre outras diversas vantagens. Além de ser um produto amplamente versátil.
Não perca nenhuma novidade da Multilit
Inscreva-se em nossa Newsletter