Vazamentos em tubulações podem causar uma série de problemas, desde o aumento da conta de água até danos estruturais. Identificar os vazamentos precocemente pode economizar tempo, dinheiro e prevenir maiores inconvenientes. Para auxiliar neste processo, trouxemos dicas valiosas de como identificar e solucionar vazamentos em tubulações. Confira:
1. Monitoramento da conta de água
Um aumento inesperado na conta de água pode ser um sinal claro de vazamentos. Compare suas contas mensalmente para identificar qualquer variação anormal no consumo.
2. Verifique os medidores de consumo de água
Desligue todos os aparelhos que utilizam água e certifique-se que nenhum aparelho esteja sendo usado, em seguida observe se os medidores apresentam alteração. Se eles continuarem registrando consumo, é provável que haja um vazamento na tubulação.
3. Manchas de umidade
Manchas de umidade ou bolhas na pintura, podem indicar um vazamento. Fique atento também em áreas com mofo ou bolor, especialmente em locais pouco ventilados.
4. Ruídos nas tubulações
Fique atento a ruídos de água correndo, quando todos os pontos de uso estão desligados podem indicar vazamentos.
5. Teste com corante
Caso você suspeite que o vazamento esteja ocorrendo na tubulação ligada ao vaso sanitário, adicione algumas gotas de corante em seu tanque. Caso a cor apareça na bacia sem acionar a descarga, provavelmente existe um vazamento na válvula de descarga.
6. Gotejamento em chuveiros e torneiras
Feche bem todas as torneiras e chuveiros. Depois, verifique se há gotejamentos persistentes. Caso houver, é sinal que pode estar ocorrendo um vazamento nas válvulas ou nas conexões.
Identificar vazamentos de maneira eficaz e escolher os materiais corretos para suas tubulações, são passos fundamentais para manter a integridade e a eficiência de qualquer sistema hidráulico. Os tubos e conexões Multilit se destacam como uma opção superior devido à sua durabilidade, facilidade de instalação, resistência e sustentabilidade. Investir em qualidade desde o início pode evitar dores de cabeça e custos elevados no futuro.
Não perca nenhuma novidade da Multilit
Inscreva-se em nossa Newsletter