fbpx

5 dicas para reduzir acidentes no canteiro de obras

obras

Os canteiros de obras são ambientes dinâmicos e desafiadores, onde os riscos podem estar presente em cada canto, por isso nós separamos 5 dicas para reduzir acidentes no canteiro de obras, que podem reduzir esses tipos de acidentes.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, em 2023, o país registrou mais de 20 mil afastamentos previdenciários. O estado de São Paulo lidera no cenário com 204.157 acidentes, seguidos por Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Garantir a segurança dos trabalhadores é uma prioridade absoluta para qualquer empreiteira ou empresa de construção, e com esses números alarmantes reforça ainda mais a importância de priorizar a segurança no ambiente de trabalho, pois no setor de construção civil, onde os riscos são maiores.

Veja quais são essas dicas :

1. Implementação do 5S: é uma abordagem que visa melhorar a eficiência e segurança no local de trabalho atráves da organização e disciplina. O método 5S envolve classificação, ordenação, limpeza, pradonização e autodisciplina. A sua implementação promove um ambiente de trabalho mais organizado e limpo, reduzindo os riscos associados à desordem e falta de organização, trazendo resultados significativos para a segurança na construção.

2. Uso de EPI’s: é fundamental garantir o uso adequado dos EPI’s aos trabalhadores, supervisionar constantemente o uso correto desses equipamentos, assim previnindo lesões e acidentes.

3. Planejamento e Organização: um planejamento cuidadoso do layout do canteiro de obras e organização eficiente das atividades contribuiem para reduzir os perigos.

4. Gestão de transporte vertical: em obras com vários níveis, a gestão de transporte vertical, como elevadores e escadas, é importante para a segurança.

5. Tecnologia: a tecnologia também pode ser uma aliada na busca por ambientes de trabalho mais seguros. Existem softwares de gestão que permitem o acompanhamento em tempo real das condições de trabalho, o gerenciamento de eficiente dos EPI’s e o controle de treinamentos obrigatórios.

Ao seguir as dicas, você garante a segurança e bem-estar dos trabalhadores, reduzindo significativamente o risco de acidentes no canteiro de obras. A segurança deve ser sempre prioridade Nº1 em qualquer projeto de construção.

Veja também

JÁ ESTÁ DE SAÍDA? X

Não perca nenhuma novidade da Multilit

Inscreva-se em nossa Newsletter