Nos últimos anos, o mundo viu um interesse crescente por práticas mais sustentáveis em todos os setores da sociedade. Um dos campos que mais tem abraçado essa tendência é a arquitetura. Os projetos sustentáveis estão se tornando o “novo normal”, porém, não apenas pela preocupação com o meio ambiente, mas também devido aos benefícios econômicos e sociais que oferecem.
Mas, o que são projetos sustentáveis e como essa tendência veio para ficar?
Projetos modernos sustentáveis são aqueles que buscam minimizar os impactos ambientais. Usando recursos naturais de formas eficientes e incorporando elementos no design que promovem a sustentabilidade em diversas áreas, incluindo energia, água e materiais de construção. E com isso, criando um ambiente mais saudável e confortável para as pessoas.
A adoção de projetos sustentáveis oferece uma série de benefícios:
Localizada em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, essa casa foi projetada pelo escritório Mareines + Patalano Arquitetura e usando soluções sustentáveis como: materiais naturais e renováveis, resfriamento passivo, ventilação e iluminação natural.
Está casa em Curitiba, não usou um tijolo em sua construção. Idealizada pela empresa brasileira TecVerde, a estrutura da casa é toda feita em madeira autoclavada de reflorestamento, onde é feito um tratamento especial que pode durar até cem anos e com um isolamento térmico feito com lã de vidros e garrafas PET. A casa economiza cerca de 80% de resíduos e emissão de carbono, oferecendo o dobro de conforto térmico e acústico.
Este projeto se encontra em Curitiba, foi idealizado pelo arquiteto Danilo Corbas e possui soluções sustentáveis como: reaproveitamento de água da chuva, energia solar, reaproveitamento de materiais, eficiência energética, paisagismo sustentável, ventilação e iluminação natural. O projeto recebeu isolamento de lã de PET, feito com reciclagem de garrafas PET.
A tendência em direção a projetos arquitetônicos sustentáveis está se consolidando como o “novo normal” na indústria, não sendo mais uma moda passageira. Contudo, esses projetos não apenas contribuem para a prevenção do planeta, mas também oferecem vantagens econômicas e de saúde significativas. À medida que essa tendência ganha força, podemos esperar que mais construções sustentáveis surjam em cidades, criando um ambiente mais saudável e responsável para as gerações futuras.
Não perca nenhuma novidade da Multilit
Inscreva-se em nossa Newsletter