fbpx

Como ter um sistema de irrigação eficiente?

irrigação

No Dia do Agricultor, vamos falar sobre sistema de irrigação eficiente?  

No dia do agricultor, celebramos aqueles que trabalham incansavelmente para garantir o abastecimento de alimentos e o progresso do setor agrícola. Uma das práticas fundamentais para o sucesso da agricultura é uma irrigação eficiente, que desempenha um papel crucial na produção sustentável de culturas e no uso responsável dos recursos hídricos. 

A irrigação eficiente é uma abordagem que visa fornecer uma certa quantidade de água no momento ideal para as plantas, evitando desperdícios e maximizando a produtividade. Nesse contexto, apresentamos algumas dicas importantes para aperfeiçoar o sistema de irrigação e promover uma agricultura mais responsável:

Escolha o sistema de irrigação adequado:

Existem diversos sistemas de irrigação disponíveis, como gotejamento, aspersão, pivot central e sulcos. Cada sistema tem suas vantagens e durabilidade, dependendo do tipo de cultura, das características do solo e das condições climáticas da região. Escolher o sistema de irrigação adequado é o primeiro passo para garantir a eficiência no uso da água. 

Usar softwares de gestão de culturas:

No mercado, existem excelentes softwares de gestão de culturas, que otimizam as práticas agrícolas. Alguns deles, coletam informações e dados meteorológicos para que o produtor os avalie antes de irrigar a lavoura. Dessa forma, a água é usada de forma racional, no momento e na quantidade adequadas.

Realizar o monitoramento do solo:

Outra forma de tornar o sistema de irrigação eficiente é com o monitoramento do solo. O produtor deve buscar conhecimento aprofundado sobre o tipo de solo e os nutrientes nele disponíveis. Felizmente, as inovações na agrotecnologia permitem ao agricultor saber as reais condições do solo, como o teor umidade, antes de realizar a irrigação.

Fazer o planejamento de hidrozonas:

No método de hidrozona, o agricultor planta, na mesma área, culturas com exigências hídricas similares. Com isso, torna-se possível calcular o volume de água necessário para irrigar a lavoura, o que economiza água, tempo e energia.

Usar imagens de satélite e NDVI:

A coleta de dados via satélite permite ao produtor identificar indícios de seca na lavoura. Tudo graças à análise das imagens de satélite e do NDVI – Índice de Vegetação da Diferença Normalizada. Com isso, é possível concentrar a irrigação nas áreas que realmente necessitam.

Investir em irrigação à energia solar:

A irrigação realizada com bombas solares é uma alternativa sustentável de fornecer água à lavoura e tornar as regas mais eficientes. Basta conectar um sistema de irrigação por gotejamento a uma bomba de água solar.

Investir em irrigação por gotejamento:

A irrigação por gotejamento usa um tubo de plástico para regar as plantas diretamente nas raízes, o que economiza água. O sistema é programado para funcionar durante um certo tempo ou para fornecer à lavoura um determinado número de litros de água. Embora seja um investimento relativamente alto no início, os resultados são vantajosos posteriormente.

Investir em pivot central:

O pivot central é o método de irrigação padrão para produção em larga escala. Utilizado para irrigar uma área específica, o sistema garante ao produtor economia de água e tempo. Entretanto, ele deve ser bem planejado e utilizado para não desperdiçar água nem energia.

Ficou com alguma dúvida ou quer realizar o seu pedido? Fale diretamente com o nosso time de especialistas:

Confira a nossa linha completa de produtos de irrigação.

irrigação eficiente

 

Fonte: https://www.cpt.com.br/cursos-irrigacao-agricultura/artigos/como-tornar-o-sistema-de-irrigacao-mais-eficiente

JÁ ESTÁ DE SAÍDA? X

Não perca nenhuma novidade da Multilit

Inscreva-se em nossa Newsletter