O Dia Mundial da Arquitetura é uma oportunidade para reconhecer e apreciar o impacto significativo que a arquitetura tem em nossas vidas. Este dia, instituído pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), visa destacar a importância do design arquitetônico na construção de um ambiente melhor para todos.
Para comemorar esta data, vamos explorar 5 arquiteturas famosas mundialmente, que trazem como exemplo a inovação, criatividade e a influência local.
A longa história por trás desse projeto iniciou-se em 1956, quando o Governo de Nova Gales do Sul lançou um concurso para a concepção de duas salas de espetáculos, para ópera e concertos sinfônicos, que assim, colocariam Sydney no mapa.
O arquiteto dinamarquês Jorn Utzon era desconhecido por seu trabalho até então. Mas, a sua proposta para o concurso, que consistia em croquis simples, intrigou o famoso Eero Saarinen, um dos jurados. “Os desenhos enviados são simples a ponto de serem diagramáticos”, observou o júri. “Entretanto, estamos convencidos que eles apresentam um conceito de uma ópera capaz de tornar-se um dos grandes edifícios do mundo”.
A construção começou em março de 1959, após a demolição do existente Fort Macquarie Tram Depot. E após uma longa batalha com o governo, Utzon se demitir e Peter Hall, DS Littlemore e Lionel Todd serem nomeados para concluir o projeto, o edifício foi finalizado.
A inauguração foi realizada pela Rainha Elizabeth II em outubro de 1973. Mas em 1989, o governo foi informado que a edificação necessitaria de reparos. No entanto, todo o custo foi o preço pago para transformar a Ópera de Sydney em um monumento da tecnologia, da sociedade e do mundo no século 20.
Em 2003 Jorn Utzon foi recompensado com o Prêmio Pritzker, mas devido às suas questões políticas que levaram à sua renúncia, o arquiteto nunca mais voltou à Austrália para conhecer a sua obra-prima finalizada. Em 2007, a Ópera de Sydney tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO.
fonte: https://www.archdaily.com.br/br/784303/classicos-da-arquitetura-pera-de-sydney-jorn-utzon
Conhecida como Templo de Lótus, a Casa de Adoração Bahá’í em Nova Deli, na Índia, é um local de culto projetado pelo arquiteto iraniano Fariborz Sahba e finalizado em 1986.
Financiado quase inteiramente por doações privadas, a estrutura está localizada em uma paisagem magnífica de mais de 10 hectares, incluindo vegetação nativa e uma série de nove lagoas que cercam o templo.
O Templo de Lótus recebeu diversos prêmios de projeto internacional, incluindo um prêmio em excelência da Instituição de Engenheiros Estruturais (1987), uma citação especial da Illuminating Engineering Society da América do Norte (1988), designação como uma das 100 obras canônicas pela Architectural Society of China (2000) e um prêmio de arquiteto da GlobArt Academy em Viena (2000).
fonte: https://www.archdaily.com.br/br/873845/classicos-da-arquitetura-templo-de-lotus-fariborz-sahba
Sendo o primeiro museu moderno do Brasil, o MASP foi fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand. Sua primeira sede estava situada no centro da cidade, na Rua 7 de Abril, e então, somente em 1968, foi transferido para o edifício atual, projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi a pedido de Chateaubriand.
A inovação do museu não se restringe à arquitetura externa. Pois o projeto expográfico, também da arquiteta ítalo-brasileira, trouxe os cavaletes de cristal, expostos no segundo andar do edifício. Disposto por todo o ambiente, os cavaletes mudam a lógica tradicional da visitação em museus, em que os visitante seguem uma narrativa linear estabelecida pela ordem de colocação das obras na parede. Sendo assim, no MASP o público pode escolher seu percurso e circular mais perto das obras, bem como ver a sua parte de trás.
fonte: https://www.mpd.com.br/blog/masp-cultura-e-historia-no-primeiro-museu-moderno-do-brasil
A “Casa da Cascata” foi concebida a partir da sua integração ao curso d’água que passa pela propriedade. Frank Lloyd Wright a imaginou para que os futuros moradores sempre sentissem a força com que cai e passa o riacho, não visualmente, mas através do som que se produz, percorrendo toda a casa.
Wright resolveu o desenho da casa ao redor da chaminé, que foi considerado o lugar de reunião da família. A base da casa são as rochas do lugar. Algumas superam o nível inferior e aparecem junto à chaminé, trazendo em certa medida, a cascata para dentro da residência, assim criando um núcleo vertical, reforçado pela torre de chaminé, o ponto mais alto da casa.
A casa é formada por duas partes: a casa principal dos clientes, construída entre 1936 e 1938, e o quarto de hóspedes, finalizado em 1939. A casa original contém ambientes simples, proporcionados pelo arquiteto, uma sala de estar ampla com uma cozinha compacta no nível térreo e uma enorme suíte principal no segundo andar. O terceiro nível era o lugar de estudo e dormitório do filho do cliente, o sr. Kaufmann.
fonte: https://www.archdaily.com.br/br/01-53156/classicos-da-arquitetura-casa-da-cascata-frank-lloyd-wright
Inaugurado em 17 de Dezembro de 2015, ele fica localizado na Praça Mauá, na zona portuária da cidade. O projeto foi concebido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro.
O projeto arquitetônico do Museu do Amanhã é de autoria de Santiago Calatrava, em parceria com o escritório local Ruy Rezende Arquitetura. Santiago se inspirou nas Bromélias do Jardim Botânico do Rio de Janeiro para o projeto. Mas, além de ser uma obra de extrema beleza arquitetônica, o Museu do Amanhã também se destaca pela arquitetura sustentável.
O projeto tem a certificação LEED (Liderança em Energia e Projeto Ambiental), concedida pelo Green Building Council (USGBC). Um exemplo de sustentabilidade do museu é que a água do mar é armazenada em reservatórios e tratada para ser utilizada no ar condicionado e no espelho d’água que circula o edifício.
Em 2018, o museu ganhou o Leading Culture Destinations Awards, considerado o Oscar dos Museus. O prêmio britânico considerou o Museu do Amanhã a melhor instituição cultural para a promoção de soft power, um termo inglês que descreve a habilidade de influenciar pessoas sem o uso da força.
fonte: https://www.vivadecora.com.br/pro/museu-do-amanha/
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