Dicas para manter a segurança em seu ambiente de trabalho

segurança

Proporcionando orientação e capacitação aos funcionários, muitos acidentes podem ser evitados.

No setor da construção civil, os acidentes mais comuns são provenientes de soterramentos, quedas e choque elétrico. Qualquer falha no processo produtivo coloca em risco a obra e a vida dos trabalhadores envolvidos. Pensando nisso, muitas empresas vêm garantindo a segurança dos trabalhadores e diminuindo os riscos de acidentes.

Confira algumas dicas para manter a segurança em sua obra:

Equipamentos de Proteção Individual

É fundamental antes de tudo garantir a segurança daqueles que fazem a obra acontecer. A utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) auxiliam a reduzir o risco de acidentes. Os técnicos e gestores da obra devem exigir e fiscalizar a utilização desses equipamentos constantemente e também fornecer um treinamento para seu uso correto.

Vale lembrar que é fundamental manter os equipamentos em bom estado e realizar vistorias para verificar se os materiais estão com algum problema e, se constatado, devem ser substituídos.

Máquinas e Ferramentas Elétricas

Durante a construção, em alguns casos, é necessária a utilização de máquinas mais pesadas e ferramentas elétricas, como serras, guindastes, tratores, empilhadeiras, entre outros. Além de realizar a manutenção constante desses equipamentos, como exige o Comitê Brasileiro de Máquinas e Equipamentos Mecânicos, é preciso contar com um profissional capacitado com treinamento prévio, a fim de não colocar em risco a vida dos funcionários e também a execução da obra.

Sinalização Adequada

Em locais onde há perigo de queda ou possível contato com produtos químicos, é fundamental utilizar sinalizadores com indicativos de fácil entendimento, de preferência coloridos. Em caso de incêndio ou algum outro problema, setas chamativas devem ser espalhadas pela obra indicando a saída de emergência. Essa sinalização, feita com placas, sinalizadores e adesivos, garantem a segurança dos operários e evitam acidentes, deixando a obra segura.

Instalações Elétricas

Assim como a fiação de nossas casas precisam de cuidados, nas obras essas precauções devem ser redobrados, ou seja, toda a fiação deve estar em perfeitas condições para evitar curtos e explosões. Vale ressaltar que, em casos de chuva forte, com queda de raios e trovões, os trabalhos na obra precisam ser interrompidos. Para garantir a segurança de toda a parte elétrica, procure ter em sua equipe um profissional qualificado para cuidar especialmente deste segmento.

Capacitação

Todos os serviços da obra devem contar com uma equipe devidamente capacitada e qualificada para que todos os procedimentos de segurança sejam cumpridos. Se o serviço for terceirizado, certifique-se de que a empresa tenha passado por todos os treinamentos necessários para realizar a capacitação de forma segura e com sucesso.

Seguindo esses cuidados e todos os que forem necessários, é possível evitar problemas que colocam em risco a qualidade da obra e a vida de todos os funcionários e colaboradores envolvidos no projeto.