Itens essenciais para que sua equipe seja mais produtiva

produtividade_1

Reduzir os custos e aumentar a lucratividade é o sonho de qualquer negócio. Na construção civil, a produtividade é uma das formas de alcançar esse objetivo.

Antes de tudo, vale ressaltar que uma maior produtividade não é o mesmo que uma maior produção. A produtividade nada mais é que utilizar uma menor quantidade de recursos, sejam eles matéria-prima, mão de obra ou equipamentos e entregar resultados satisfatórios. Com uma produtividade funcional, obtém-se o uso mais racional dos recursos, evitando o desperdício e maximizando o aproveitamento da mão de obra.

Por isso, alguns pontos são fundamentais para aumentar a produtividade na obra e consequentemente conseguir um gerenciamento eficaz, alcançando o sucesso do projeto, em termos de prazos, custos e qualidade.

produtividade

Ferramentas

É comum durante as obras optar-se por um equipamento de custo mais alto, acreditando que ele irá diminuir o tempo de conclusão da obra, porém, o valor mais elevado acaba encarecendo a obra. Algumas decisões pautadas em economia podem acabar gerando resultados em desperdícios e custos desnecessários.

Ferramentas e mãos de obra

Esses equipamentos muitas vezes requerem uma mão de obra específica, ou seja, exigem do profissional uma qualificação maior. Consequentemente, o custo da mão de obra também será mais caro, visto que, atualmente, a construção civil encara hoje um dos patamares mais altos de custos de mão de obra de sua história.

Contratando um funcionário incapacitado, problemas podem acontecer e o retrabalho acarreta em maior tempo de serviço e, uma vez mais, maiores custos de mão de obra.

Ferramentas e matéria prima

O desperdício de matéria-prima é outro aspecto muito importante. A imprecisão de processos manuais, que se valem de ferramentas inadequadas, faz com que exista muito desperdício, gerando entulho que consome espaço e tem um elevado custo associado à sua destinação.

Ferramentas e segurança

A segurança é mais um ponto importantíssimo a ser levado em consideração. A utilização de ferramentas adequadas faz com que se reduzam os riscos de acidentes, que por sua vez acabam acarretando em atrasos e custos indenizatórios indesejáveis.

Essas são apenas algumas maneiras de conseguir uma maior produtividade em sua obra, por isso, é fundamental seguir essas dicas para não ter nenhum problema e ainda garantir uma maior eficiência durante a construção.