Como aumentar a produtividade do seu projeto

multilit-produtividade-na-obra

Aumentar a produtividade sem ampliar os gastos. Este é o sonho de todas as pessoas envolvidas no andamento de uma obra. Felizmente, existem algumas maneiras de racionalizar processos tendo em vista um uso mais inteligente dos recursos, evitando o desperdício e maximizando o aproveitamento da mão de obra. Vale ressaltar que garantir a maior produtividade na obra é a forma mais fácil de se aumentar a lucratividade de um empreendimento.

Atenção à matéria-prima

Embora seja um assunto muito em voga hoje em dia, o desperdício de matéria-prima ainda é um ponto que pode ser melhorado em muitas obras. A imprecisão de processos manuais, que se valem de ferramentas inadequadas, faz com que exista muito desperdício. O entulho gerado, além de consumir espaço e ter um custo associado à sua destinação, representa material desperdiçado.

Relação entre mão de obra e produtividade

Com a alta no custo da mão de obra no país, a utilização dos recursos humanos em detrimento de equipamentos específicos para a realização de atividades na obra causa um maior uso desses recursos – e por um tempo mais longo. Neste caso, é necessário analisar a qualidade dos produtos resultantes. O uso de ferramentas especializadas produz resultados de maior qualidade que a produção manual ou com ferramentas inadequadas. O retrabalho acarreta em maior tempo de serviço e custos ainda maiores de mão de obra.

multilit-produtividade-na-obra2

Invista em boas ferramentas

Ao adquirir um determinado tipo de equipamento de alto custo, pode existir a falsa impressão de o negócio não vale a pena, pois apesar de reduzir o prazo de conclusão da obra, a despesa pode torná-la mais cara. Esta visão, no entanto, é resultado de uma análise superficial, que não leva em conta vários outros fatores e pode criar vícios de planejamento que fazem com que decisões pautadas em economia resultem em desperdícios e custos desnecessários.

Segurança traz economia

Ferramentas adequadas diminuem os riscos de acidentes. Estes, por sua vez, podem causar atrasos e custos indenizatórios, além do indesejado incidente ao funcionário. Apesar de terem um custo adicional na aquisição, equipamentos como maquinário e ferramentas elétricas proporcionam uma maior produtividade e segurança. No final, seu uso se torna mais que justificado, gerando economia e racionalização dos recursos.